quarta-feira, 27 de março de 2013

Contagem regressiva...

Olás!

Hoje Tatá fez a 10ª sessão!! Agora é só contar: 4, 3, 2, 1.... acabou!!! :)
Ela tem sentido bem mais os efeitos principalmente na garganta. Teve que tomar um anti-inflamatório (mesmo não gostando muito de tomar remédio!). A alimentação também fica mais difícil pois nem tudo dá pra engolir! Mas Mamãe já fez sopinha pra ela :)
Agora a tarde teremos mais uma consulta com o médico radioterapeuta. Qualquer novidade eu volto aqui para escrever.
E, pouco a pouco vamos chegando ao nosso final!!!!

Bom feriado pra todos!!

Bjs e abraços!

sexta-feira, 22 de março de 2013

Good news!

Queridos/as,

Hoje Tatá fez sua 7a sessão de radioterapia e passou pela consulta de rotina com o médico radioterapeuta. Continua tudo indo bem e tivemos uma ótima notícia do médico: ao invés de 17 sessões como ele havia falado inicialmente, serão 14! Então, se tudo continuar correndo bem, dia 03 de abril está encerrada mais essa etapa!

Desde ontem ela começou a sentir um pouco mais os efeitos (como já era esperado!). Um pouco mais de dor de cabeça (mas nada insuportável), a região do pescoço um pouco irritada (o médico já receitou uma pomada) e um pouco de incômodo na garganta (também leve por enquanto). Mas nada que venha incomodando demais ou a impedindo de fazer suas muitas atividades!

Esse final de semana ficaremos em Campinas mesmo pois temos bastante trabalho para fazer! Na próxima semana ela faz mais quatro sessões e depois iremos para SP passar o feriado de páscoa por lá!

Mais atualizações assim que possível!

Beijos e abraços e bom final de semana!

sexta-feira, 15 de março de 2013

Começou...

Olás!

Para não fugir do padrão de muitos atrasos acumulados em todo o tratamento, a primeira sessão de rádio também sofreu o atraso de um dia! Ao invés de acontecer na quarta, dia 13, aconteceu só ontem, quinta-feira. Motivo: problema na máquina (mais especificamente no acelerador linear) da clínica. Mas tudo foi rapidamente resolvido e ontem, finalmente, começou!

Conforme eu disse no post anterior, foi uma sessão um pouco mais demorada que o padrão pois foram feitos alguns testes na presença da física-médica responsável. As próximas prometem ser mais rápidas!

Tatá não sentiu nada (conforme esperado)! A tarde teve um pouco de dor de cabeça mas nada demais! Nem dá pra ter certeza se é mesmo efeito da rádio... O médico já avisou que mais efeitos devem surgir mais para frente com o acúmulo das sessões. Mas como cada corpo é um corpo, vamos aguardar e ver como o dela reage!

Faremos a segunda sessão daqui há pouco e no final de semana vamos para São Paulo pra ela conhecer o afilhado (que eu já fui conhecer ontem!). Papai também vem conhecer o novo sobrinho e matar as saudades da filha que ele não vê desde 17 de fevereiro!

Qualquer novidade eu aviso!

Bjs e abraços!

terça-feira, 12 de março de 2013

Começa amanhã...


Olás,

Como previsto Tatá fez hoje a "sessão teste" e correu tudo bem!

Amanhã será feita a primeira sessão de verdade que demorará um pouco mais que o habitual pois nela ainda serão feitos alguns ajustes. As seguintes não levarão mais do que 10 minutos (o processo todo).

Em meio a tudo isso recebemos a notícia de que nosso sobrinho/primo/afilhado (filho da Mayra, minha irmã) está nascendo! Eu ainda devo me dividir entre Campinas e SP nesses próximos dias!

Que o Antony chegue cheio de saúde e vitalidade assim como a prima/madrinha vem demonstrando ter!! :)

Bjs e abraços!

domingo, 10 de março de 2013

Rádio de Luz :)

Caríssimos,

Como físico devo lembrar que a única diferença entre a luz visível e a radiação utilizada na radioterapia é o comprimento de onda.

Claro que essa única diferença traz várias outras, desde o evidente fato de "vermos o visível", até os danos causados às nossas células por diferentes comprimentos de onda.

Isso dito, posso contar que o próximo passo do tratamento é o teste da proteção radiológica que já foi preparada, onde faz-se uma simulação da radioterapia, só que usando luz (laser) em lugar do feixe de raio X a ser utilizado na radioterapia propriamente dita. E esse passo será dado já nessa terça-feira. Depois dele, saberemos quando começará a "rádio com rádio".

Boa semana a todos!

terça-feira, 5 de março de 2013

Tomografia Feita

Pessoal,

A tomografia foi feita ontem, assim como ontem foi o primeiro dia de aulas de verdade da Tatá.

Deve demorar uma semana para o próximo passo, que é testar a proteção radiológica com luz. Funcionando bem, começa a radioterapia de verdade.

Moral da história: ainda haverá postagens em março e deve ficar mais alguma coisinha para abril. Mas não é hora de ter pressa.

Quando tivermos novidades (como sempre), voltaremos.