quarta-feira, 29 de agosto de 2012

De volta pra casa...

Olá!
A maioria dos leitores que nos acompanham nem ficou sabendo mas passamos os dois últimos dias com a Tatá internada no Mater Dei. Para não haver desespero já vou avisando que não foi nada demais e ela está bem! Mas já explico o que aconteceu....
Depois de passar o domingo praticamente inteiro na cama, ao levantar para ir tomar banho ela teve uma forte queda de pressão e passou mal! Se estivéssemos em outras épocas, não seria nada demais e provavelmente nem iríamos ao hospital pois nunca gostamos muito disso! Mas visto que ela está em tratamento e que as orientações do médico são para qualquer "novidade" entrar em contato, acabamos indo parar no hospital!
Lá verificaram que a pressão estava mesmo muito instável variando muito da posição deitada para sentada. Quem nos atendeu primeiro foi a clínica médica que estava no plantão e achou melhor esperarmos o médico oncologista dela para resolver o que fazer. Enquanto esperávamos ele fizeram um hemograma que mostrou que estava tudo bem, sem nenhuma alteração.
Quando Dr. Enaldo chegou, achou melhor interná-la para ficar em observação e monitorar a pressão. Disse que é um efeito colateral esperado da quimioterapia e que não precisávamos nos preocupar mas que preferia que ela ficasse por lá! Daí, vocês sabem como são os médicos, né? Adoram fazer exames e dar remedinhos.... Fizeram mais hemograma, hemocultura, mediram a pressão 350 vezes, mandaram ela para um otorrino pois ela comentou que estava doendo o ouvido, começaram com um antibiótico para o caso de haver alguma infecção ainda não identificada, um anticoagulante pois ela estava há muito tempo deitada e podia ter uma trombose, etc, etc, etc.... E nisso acabamos ficando 48 horas internadas até eles acreditarem que ela estava bem e podia voltar pra casa!
A única coisa que a estava incomodando de verdade era uma mucosite (inflamação da mucosa da boca) que atrapalha a alimentação e dói. Mas essa também foi medicada, claro! E continua sendo agora em casa! Já está bem melhor!
Com isso, eu acabei não indo trabalhar na segunda-feira aqui na UEMG e nem fui para Campinas. O Terra tinha alguns compromissos inadiáveis na UFMG então ficou pipocando do hospital para lá e para casa. Hoje de manhã viemos todos pra casa!
Como eu estava sem acesso à internet no hospital e a situação não era nada grave, achei melhor deixar para atualizar todo mundo na volta para casa. É sempre melhor dar a notícia de que já está tudo bem do que fazer grandes alardes...
Então é isso! Agora Tatá precisa descansar bastante e se alimentar bem. Hoje voltou a tomar a injeção do granulokine que ficou suspenso enquanto estava internada. Amanhã vai fazer acupuntura e aos poucos irá retomando suas atividades normais (e eu também!).
Bjs e abraços!

domingo, 26 de agosto de 2012

O dia seguinte...

Para os que estavam aguardando notícias sobre como Tatá passou o dia, aqui vão elas!!
Depois de dormir muitas horas (acho que mais de 12), com muita dificuldade ela conseguiu levantar da cama para ir à clínica tomar a injeção. Como aos sábados a clínica só funciona de manhã, já estava combinado que eu iria substituí-la na aula de ballet para adultos. E assim foi! Eu fui dar a aula de ballet e o Terra foi levá-la.
Eles almoçaram no Néctar da Serra e depois ela passou a tarde na casa de uma amiga comemorando o aniversário de outro amigo... Nós a buscamos no começo da noite e depois de tomar banho e de um prato de sopa, ela foi dormir de novo pois estava se sentindo muito cansada!
Como das outras vezes esse cansaço já era esperado!! Assim como sentir um pouco de enjôo e uma certa indisposição! Tudo dentro do previsto e agora já sabemos que em alguns dias passa!
Amanhã a clínica não funciona o que dará a ela uma folga do remédio! E como não temos nenhum compromisso previsto, se precisar ela poderá dormir o dia todo!! Será que ela consegue?? :)
Bom domingo pra todo mundo!!
Beijos e abraços!

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

3ª sessão feita!

Olás!!

Como o Terra já comentou, a sessão de hoje demorou um pouco pra começar mas depois correu tudo bem! Tatá disse que hoje foi bem "melhor" que as outras duas pois dessa vez não sentiu nada!
Assim como da última vez, agora ela deverá tomar as cinco injeções de granulokine sendo que a primeira já é amanhã. E depois a mesma rotina... 
Com o desejo de um final de semana tranquilo pra todo mundo, segue uma foto dela hoje dormindo durante a aplicação!
Beijos e abraços!

Feita

Com algum atraso para o início, as meninas já avisaram que correu tudo normal.

Mais tarde a Mimi posta mais alguma coisinha.

Bom fim de semana a todos!

Entrou...

Com ajuda dos corticóides, de boa alimentação e algum repouso, o hemograma de ontem já autoriza a realização da químio. Dessa vez a acompanhante volta a ser a dona do blog. Estamos saindo de casa para que elas me deixem na universidade e sigam para o Oncomater.  Depois atualizamos.

Que tenham um dia suave!

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Bola na trave não altera o placar!

Queridos,

O protocolo da químio exige um mínimo de 1500 leucócitos segmentados neutrófilos por mm3 de sangue. No hemograma de ontem só acharam 1400. Moral da história: mais cinco doses de corticóide e novo agendamento para sexta-feira, 24/08.

Ganhamos um bom almoço (Néctar da Serra) e uma tarde de atividades "normais": Tatá no Centro Artístico, eu em casa, aproveitando a tranquilidade para por a vida em dia.

Mais notícias na sexta-feira.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Rapidinhas...

Olás!
Estou passando muito rapidamente e muito cansada apenas para dizer que continua tudo bem por aqui!
Tatá está se sentindo bem, bastante disposta e tem conseguido cumprir com todos os seus compromissos! Quinta-feira ela se empolgou e fez duas aulas de dança quase seguidas! Sinal de que está cheia de energia, não é mesmo?
O final de semana também foi bem movimentado! Recebemos a visita de duas ti-vós queridas (Tia Márcia e Tia Dodora) que nos encheram de carinho e no sábado fomos ao show da banda Radicais Livres onde uma amiga da Tatá canta e o pai dela toca. Foi bem gostoso!
Amanhã Tatá já vai fazer o hemograma para adiantar para a consulta de terça. Se tudo estiver normal, como esperamos que esteja, terça ela fará a 3ª sessão de quimioterapia. Mais uma vez o acompanhante será o Terra pois às terças estou em Campinas (mais uma vez meu coração ficará apertadinho! :)
Então, para começar a semana com o pé direito, deixo pra vocês o sorriso da carequinha mais fofa que eu conheço!!!
Bjs em todos!


segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Fim do Primeiro Quarto

Já que as analogias esportivas têm feito sucesso, podemos dizer que hoje terminou o primeiro quarto do jogo da quimioterapia (não confundir com o tratamento, que ainda vai mais longe), exatamente um mês após a primeira aplicação.

Hoje a Talita encerrou suas doses de granulokine e marcou para a próxima terça-feira, 21/08, o início do segundo ciclo de químio. Uma vantagem é que, dessa vez, o hemograma deve ser feito na véspera.

Nos aspectos mais pessoais, dia de despedidas: os avós voltaram para o Rio, a tarde, e a mãe foi para Campinas, a noite. Mas no clima "chegadas e partidas", a mãe já volta na quarta e no sábado chegam as ti-vós do Rio. Além disso, Tatá retomou suas aulas de direção, com a grata convicção que dois meses parada, cirurgia e químio não aniquilaram seu aprendizado inicial.

Boa semana a todos!

sábado, 11 de agosto de 2012

Sábado de sol!

Olás!!
As coisas por aqui continuam caminhando bem...
Ontem (sexta) a Tatá teria um dia cheio mas não aguentou fazer tudo pois acordou muito cansada! Sendo assim, não foi dar as aulas de ballet que seriam de manhã. Mas saímos logo depois do almoço para tomar a injeção do tal remédio e depois ela foi ao ensaio do Dança Jovem. A noite, como previsto, foi à abertura do festival do Chaplin com o pai e os avós (a Mamãe estava trabalhando! :)
E hoje foi dia de dançar na praça! Saímos logo cedo pra de novo passar na clínica tomar a injeção e depois fomos para a Praça da Assembleia onde o grupo da Tatá faria uma intervenção urbana. Depois almoçamos e Tatá foi para o curso de iluminação cênica que ela está fazendo aos finais de semana. Já está se sentindo menos cansada e portanto mais animada! Pronta pra comemorar o dia dos pais!!! 
Segue uma fotinho dela em ação hoje:



sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Day after day

Complementando o que a sócia já disse, o "day after" foi como da primeira vez: muito cansaço, um pouco de enjôo, mas sem exageros. Quer dizer, um pouco de exagero de sono, mas isso até ajuda no tratamento.

Como novidade, a primeira dose de granulokine. E na quinta já veio a segunda dose.

Na sexta Tatá terá agenda cheia: vai dar aulas pela manhã, tomar mais granulokine na hora do almoço e ensaiar para dançar no sábado. De quebra, receberemos visitas dos "avós do Rio" e devemos ver umas projeções de Charles Chaplin no Parque Municipal. Ao que parece, Tatá se inspirou no fôlego dos decatletas e já pensa em disputar o heptatlo no Rio 2016.

Agradeço os elogios nos comentários e vamos adiante.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

E a vida continua...

Como vocês perceberam, ganhei um sócio aqui no blog! Já somos parceiros em tantas coisas na vida que resolvemos dividir mais uma!

Tatazinha continua demonstrando muita força! Na terça-feira assim que saiu da quimioterapia foi pra Meneio dar aula de ballet, ontem fez sua aula de Pilates e hoje já ensaiou no Dança Jovem e deu aula novamente! Menina forte essa minha filha!!! :)

Desde ontem ela está tomando o tal remédio que ajuda a manter os leucócitos altos (granulokine). É dado em injeção que ela diz doer um pouco mas nada demais! Parece que ele também causa um pouco de cansaço e fadiga muscular então é claro que ela tem se sentido bastante cansada. Mas com a alimentação equilibrada e boas noites de sono ela vem conseguindo se manter!

A novidade do dia é que ela raspou a cabeça! O cabelo vinha caindo muito (como eu já tinha comentado aqui) e hoje resolvemos o problema! Aproveitamos a maquininha aqui de casa e fizemos um trabalho em equipe pra deixar Tatazinha de novo visual! Depois disso ela já saiu e resolveu "assumir a careca"! Como não ia ficar muito exposta ao sol saiu sem nada na cabeça! Eu achei ótimo!!! Ela é linda de qualquer jeito e o mais importante é se sentir bem! Assim que ela autorizar eu posto uma foto da nova versão aqui...

Então, como vocês podem ver, nossa vida continua!!! Seguir em frente é preciso!!!

Bjs em todos!

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Entrou!


Em clima de Jogos Olímpicos, Tatá dessa vez superou o sarrafo com sobras.

E eu faço duas estreias: como acompanhante de paciente quimioterápica e blogueiro. 

Mudamos a estratégia do dia, o que também ajudou a torná-lo mais agradável: depois da coleta de sangue fomos ao Néctar da Serra caprichar o café da manhã. Só então nos apresentamos para a consulta e a químio, com direito a TV ligada em Nado Sincronizado, Ginástica Artística e, principalmente, Vôlei. O Vôlei (Brasil 3 x 2 Rússia) atrapalhou um bocado a tentativa da Tatá de dormir depois do almoço, mas me parece uma boa causa.

Os próximos passos serão injeções de Granulokine, para evitar novas baixas de leucócitos: quarta, quinta, sexta, sábado e segunda. Só então será marcado o início do próximo ciclo.

Até a próxima!

Uma retrospectiva...


Como nem todos que estão acompanhando esse blog conhecem toda a história sobre como descobrimos o linfoma da Tatá e, como bem me lembrou a Mayra, algum desconhecido que esteja perdido pelas “ruas da internet” pode acabar  vindo parar nesse blog... acho interessante fazer uma retrospectiva de como chegamos até aqui!
Tudo começou em meados de fevereiro quando eu notei um carocinho no pescoço da Tatá! Como eu e minha irmã temos cistos na tireóide e sabe-se que existe uma predisposição genética, achamos que seria a mesma coisa! Por não ter muita certeza do que era, ela preferiu ir primeiro a um pronto atendimento e passou por uma médica clínica geral. (Observação importante: ela não apresentava nenhum outro sintoma, apenas o “caroço” no pescoço).
A médica também achou que era algo relacionado à tireóide. Fez o pedido de alguns exames de rotina para esse caso e falou para que depois de feitos os exames, procurássemos um endocrinologista.  Ao levar os exames para o endócrino, ele verificou que realmente havia um cisto grande na tireóide mas que além disso havia alguma coisa fora dela e era justamente isso que a gente conseguia ver. Sendo assim ele a encaminhou para um cirurgião de cabeça e pescoço afim de investigar melhor o caso.
O cirurgião já na primeira consulta fez alguns exames clínicos para ver se era algo relacionado à garganta e, não diagnosticando nada nesse sentido, pediu para que fosse feita a punção do que até então acreditávamos serem cistos (ou nódulos). Em meados de abril ela fez a punção e o resultado apontou que do lado direito era mesmo um cisto típico de tireóide mas do lado esquerdo (onde nesse momento o “caroço” já estava bem maior) o resultado foi não conclusivo com indicação de cirurgia para retirada do material e análise mais detalhada.
Sendo assim o cirurgião já queria marcar a cirurgia! Eu, no meu papel de mãe, não me dei por satisfeita e fui atrás de uma segunda opinião! Conseguimos a indicação de um bom médico que tinha feito a cirurgia de uma amiga e a opinião dele foi a mesma: o melhor a fazer era a cirurgia! Decidido isso, começamos a organizar nossas agendas, a papelada do plano de saúde e os exames pré-cirúrgicos para que a cirurgia fosse feita!
Dia 11 de junho a cirurgia foi feita. O médico acabou optando por tirar toda a tireóide além do material que identificávamos como um caroço. Todo o material foi mandado para biópsia e só então, com os resultados da biópsia, descobrimos o Linfoma de Hodgkin. (O resultado da biópsia do material relacionado à tireóide deu negativo! ) O que a gente conseguia ver de fora do pescoço e que achávamos que era um caroço eram os linfonodos. Para entender melhor o que é um linfoma e como ele “ataca” o corpo (na verdade o sistema linfático), dêem uma olhada no site da Abrale (www.abrale.org.br). Tem um material muito bom e bem explicativo.
Voltando à nossa saga... descoberto o linfoma era hora de procurar um médico oncologista e iniciar o tratamento! Todo mundo sabe que quanto antes se começa a tratar um câncer, maiores as chances de cura. O próprio cirurgião havia indicado alguns nomes e em nossa segunda tentativa encontramos um médico que gostamos. Ele parecia ter o conhecimento e a experiência necessária mas também a humanidade imprescindível pra tratar com esse tipo de paciente! Na primeira consulta ele já esclareceu várias das nossas dúvidas e pediu os diversos exames necessários para fazer o estadiamento da doença. Para quem não sabe o que é isso, como eu também não sabia até então, cada tipo de câncer tem uma “escala” para classificá-lo indo dos casos mais iniciais até os mais terminais. No caso do linfoma, o estadiamento vai de I a IV acrescido da classificação A ou B sendo A para os casos que não apresentam sintomas e B para os casos que apresentam.  Para definir o estadiamento leva-se em consideração onde aparecem os tais linfonodos. Quanto mais espalhados pelo corpo eles tiverem, mais alto será o estadiamento. O caso da Tatá foi classificado como II A.
Definido isso, o médico pode fazer os cálculos necessários para definir também como seria a quimioterapia. O que foi outro aprendizado para a gente! Sempre que eu ouvia falar que alguém estava fazendo quimioterapia eu achava que era sempre a mesma coisa... mas não é!  O nome quimioterapia refere-se ao tratamento em si mas as drogas que serão usadas e como serão aplicadas variam de acordo com cada caso.
No caso da Tatá o que está sendo usado na quimioterapia é a “ABVD” (são as letras iniciais do nome das quatro drogas que são combinadas). E a aplicação dela é feita por via venosa (como aplicação de soro na veia). A quantidade da droga usada também é calculada de forma diferente pra cada pessoa de acordo com o peso e a altura. E, claro, da mesma forma a reação de cada um ao tratamento é diferente também!
A primeira sessão foi feita dia 13 de julho. Durou cerca de 5 horas. Enquanto a aplicação é feita ela pode fazer várias coisas normalmente (comer, dormir, levantar para ir ao banheiro, etc). A única condição é não mexer muito o braço que está com a agulha e, claro, ter muita paciência!!!
Logo após a aplicação ela não apresentou nenhum efeito colateral. Inclusive saiu da clínica e quis ir para o ensaio do grupo de dança! No dia seguinte dormiu muito (o que não é apenas efeito da quimioterapia pois ela gosta de dormir bastante!) mas a noite foi participar de um espetáculo de dança! Não teve febre, enjôo, náuseas, nada disso! Dois ou três dias depois sentiu muito cansaço e o estômago um pouco “machucado” mas aos poucos (e com a ajuda da acupuntura e da alimentação) foi tudo voltando ao normal!
Daí em diante a história se junta com o que já tem publicado aqui! A segunda aplicação está acontecendo agora e em breve poderei atualizá-los com mais notícias!!
Bjs!

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

03/08/2012 - Na trave de novo!!!

Olá, pessoas!
Mais uma vez a Tatá não pode fazer a aplicação da quimioterapia! Os leucócitos continuam baixos!!
A orientação médica agora é tomar um remédio por 4 dias (começando hoje) e retornar lá na terça-feira para mais uma tentativa. A expectativa é que com esse remédio os leucócitos subam o suficiente para poder fazer a quimioterapia sem maiores riscos...
Feito isso ela começará a tomar as injeções de um outro remédio que mantém os leucócitos estáveis. Mas esse só pode ser tomado 24 horas depois da sessão de quimioterapia. Assim o médico espera conseguir manter os leucócitos equilibrados para não haver mais atrasos no tratamento!
Qualquer novidade, eu aviso!
Bjs e bom final de semana!

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

02/08/2012 - Semana "normal"

Como diz o título, a semana foi basicamente "normal" com cada um de nós voltando às suas atividades de trabalho e estudo.
A novidade da semana é que os cabelos da Tatá começaram a cair! Como ela tinha muito cabelo, mesmo tenho caído bastante ainda tem um "bom tanto" na cabeça! Agora estamos vendo o que ela vai querer fazer... se vai querer usar lenço, chapéu, peruca! O mais importante vai ser achar uma opção que ela se sinta bem e que proteja a cabeça pois o coro cabeludo fica muito exposto.
Amanhã será a nova tentativa da segunda sessão de quimioterapia! Como já explicado anteriormente, ela fará o hemograma primeiro e dependendo do resultado fará (ou não) a químio. Assim que a gente voltar pra casa eu dou mais notícias!
Continuem vibrando!!!
Bjs!